- 1 bola insuflável
- Fio ou corda de várias espessuras e cores
- Cola branca extra forte (marca pica-pau)
- Marcador, pincel, água, recipientes, luvas, uma embalagem (vazia) de spray
O passo inicial foi encher bem a bola insuflável e verificar se vedava bem o ar, depois com um marcador marquei, na bola, até onde pretendia passar o fio e vai ser a medida final, em altura, do abajur. É muito importante ficar sempre um espaço "aberto" para no final retirar a bola.
Num recipiente diluí uma porção de água para duas de cola (a quantidade de água tem de ser sempre menor quantidade do que a da cola), com um pincel passei diretamente na bola e deixei secar cerca de meia hora.
No passo seguinte decidi primeiro colocar os fios/cordas numa taça só com água e molhá-los bem, depois então passava para a taça com a mistura da cola com a água e voltei a molhar bem os fios, de seguida é ir passando, aleatoriamente, o fio em volta da bola. O meu trabalho tem fios de diversas espessuras e cores o que dificultou um pouco mais, mas com paciência é possível de se fazer, o que fui fazendo foi colar, à volta da bola, um determinado fio e depois esperava cerca de meia hora para continuar com o fio seguinte. Terminadas as voltas com os fios/cordas deixei secar e depois optei por misturar a cola com a água na embalagem de spray e pulverizar bem os fios/cordas em toda a bola, repetindo este passo algumas vezes (pulverizar-secar-pulverizar-secar),
No final é importante deixar secar muito bem o trabalho, aconselho no mínimo 48H. Quando a secagem está concluída abre-se o pipo da bola, para ir saindo o ar, e também fui dando uma pequena ajuda para que se vá descolando a bola dos fios/cordas, quando já está quase vazia é só retirá-la pela "abertura" maior do abajur.
O efeito final pretendido é os fios/cordas ficarem colados, uns aos outros, e bem estruturados sem perderem a forma do molde.
Dicas:
- Pesquisei bastante, vi vários vídeos até por as mãos na "massa" mas comecei por fazer pequenos trabalhos usando um balão como molde.
- Sobre a cola fiz algumas experiências e só resultou bem com a cola branca extra forte da marca pica-pau.
- Aconselho usarem luvas (eu raramente uso mas neste trabalho optei mesmo por usar).
- Forrar muito bem (com cartão grosso ou outro material tipo plástico) a zona de trabalho para não sujar ou estragar a superfície com a cola que vai escorrer.
- A opção de no final colocar a mistura da cola e pulverizar, a bola com os fios, é bem mais prático do que fazer com um pincel.
- Se possível deixar o trabalho a secar numa zona que seja seca e "quente" porque vai ajudar muito no processo de secagem.
- A bola insuflável no final dá para reutilizar num novo trabalho ou optar por limpar da cola e fica como "nova". Se usarmos um balão como molde terá de ser de boa qualidade para no final quando rebentarmos, o balão, o plástico descolar facilmente dos fios/cordas.
- A medida da "argola" que precisava para encaixar à anilha, e que vai prender o abajur ao suporte de teto, fiz a olho e correu bem mas pode-se por exemplo colar à bola, com fita cola, uma tampinha, de plástico, que corresponda à medida pretendida, e ir enrolando o fio à volta dessa tampinha que no final é facilmente retirada.
- Sobre a quantidade de fios/cordas que usei não sei dizer mas sei que foi uns quantos metros porque quanto maior é o molde mais fio leva, por exemplo só a dar uma simples volta na bola. Vai também depender se no final queremos que os fios/cordas fiquem mais ou menos compactos pois à posterior o abajur, além de ser uma peça decorativa, vai principalmente influenciar a iluminação da área a que se destina.
É um pouco trabalhoso e desafiante mas sobre o resultado final só tenho a dizer, uma palavra, Adoro!