quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Desenhos a carvão... HelenArt


Lembro me muitas vezes de num dia em que o atelier HelenArt estava recentemente aberto ao publico terem me feito a seguinte pergunta... " mas de tantas vertentes do artesanato/arte o que gostas mais de fazer?" sei que respondi "É tudo tão recente que quero aprender um pouco de tudo... são tantas técnicas um mundo tão vasto... ainda não sei bem responder a essa questão... é possível que daqui a há algum tempo saiba responder."
O tempo passou e hoje sei muito bem a resposta, quero continuar a aprender e a descobrir à minha maneira a arte e o artesanato mas o que de coração Adoro é o desafio de numa folha em branco conseguir desenhar e preencher esse desenho com um simples lápis a carvão (já ia desenhando há alguns anos esporadicamente mas desenhos muito simples, estão todos bem guardados). Sou desenhista amadora exigente comigo mesma mas sem formação, sem dominar a técnica na vertente profissional e perfecionista da mesma, sim tenho noção de ter apenas conhecimentos básicos. Mesmo assim comecei a acreditar que tinha algum jeito para o desenho e que o podia melhorar, risco e apago muito mas mesmo muito até conseguir o que quero e tive de aprender quando dar por terminado o desenho, assisti e assisto a muitos vídeos no youtube para aprender, descobri por mero acaso a "minha" professora que desenha do jeito que mais me agrada, a que sigo mais o que vai publicando, é profissional de arte de desenho mas ao mesmo tempo tem um jeito simples e livre e isso agrada-me. Alguns (muitos) dos meus desenhos a carvão são baseados nessas "aulas", onde aprendo muito, depois personalizo sempre o meu desenho e dou-lhes sempre algo mais, não gosto de copiar só por copiar sou muito fiel a mim mesma quando descubro o que gosto de verdade. A minha família sabe bem (e acha mal mas nem todos podem ser "doutores") que nunca gostei muito de estudar mas gosto muito de aprender com o que observo por aí com a parte pratica da vida. Nunca publico um desenho a carvão que termine sem antes ele ser só meu por um bom tempo (alguns sei que nunca os irei publicar por esse motivo são simplesmente rabiscos meus).
A professora do youtube publicou uma "aula" que eu ao assistir ao video tive a certeza de que iria me empenhar a fazer o desenho, pois achei a ideia principal tão engraçada com um efeito visual tão divertido.A professora deu ao seu desenho o nome de... "... Ambicioso".
O meu desenho está feito há algum tempo, hoje olho imensas vezes para este meu desenho com um olhar tão diferente, continua a ser uma ideia divertida mas transmite me a mim e acho que a todos nós uma mensagem... as respostas às nossas duvidas não estão no que os outros nos possam responder... estão dentro de nós mesmos... na coragem de ir em frente... em busca do que as palavras não conseguem transmitir... só nós sabemos verdadeiramente quem somos e como nos sentimos!!

Eu decidi também atribuir ao meu desenho, que está imperfeito mas o acho tão especial, um titulo mas bem diferente do original...

"Um espelho (a)tipicamente comum!!"

P.S. Amanhã publico o desenho a carvão a que me refiro :)


HelenaM.

Sem comentários:

Enviar um comentário