quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Pintura com café...

Um dia de Agosto 2016 a minha melhor amiga foi a um workshop de pintura com café, como gostei do desenho que ela tinha feito aproveitei para saber como se aplicava a técnica. Assim com as dicas da minha amiga decidi ir experimentar a pintar com café, fiz um desenho e pintei com café o resultado final ficou "bem" (sou exigente nestas minhas coisas), depois decidi experimentar com outro desenho neste segundo trabalho decidi que ia passar para a folha um desenho que gostava e iria em breve pintar com café mas entretanto a "fase chata" vem sem pré aviso ficou tudo parado excepto o trabalho de restauro pintura S. José.
Há uns dias atrás olhei para a folha e pensei "vou me entreter e pegar nesta ideia..." assim fiz e aos poucos e com força de vontade e algum jeito consegui gostar do que estava a pintar. Não pensei que ia com a publicação que fiz no facebook da HelenArt com uma fotografia do trabalho iria ter tantos comentários positivos por a minha amiga a ter partilhado, nem está pronto e até publiquei mais para ter alguma coisa para publicar, fiquei agradavelmente surpreendida... Obrigada!!

Materiais para pintura com café:
- Folha de desenho com espessura 250/300gr
- Café diluído
- Café em pó
- Agua
- Pincéis
- Gostar de pintar :)

A opção do desenho é a gosto mas pode se fazer como eu fiz neste segundo trabalho de passar um desenho de uma fotocopia para uma folha de desenho. Apesar de só estar a fazer um segundo trabalho na minha opinião os trabalhos menos "certinhos" na pintura com café ficam mais bonitos. Também sugiro a opção de o café ser em pó fininho (experimentei um café em pó mas mais granulado e não gostei), diluo o café (pode ser pouco porque rende muito) numa chávena e faço forte, depois tenho uma chávena só com agua para "desbater" o tom do café (conseguir obter tons claros e escuros), um prato com uma pequena porção do café em pó onde molho o café e deixo espesso para quando quero um risco com tom café mais escuro e de relevo, a espessura dos pincéis deixo ao critério de quem quiser experimentar. Para esta técnica o mais dispendiosos é as folhas os restantes materiais podem ser dos económicos e resultam muito bem.
Fica a sugestão de terapia emocional da HelenArt... Desenhar... Pintar... :)  

HelenaM.

Sem comentários:

Enviar um comentário