segunda-feira, 27 de novembro de 2017

1...A cadeira dos meus Avós L&J... Restauro Helenart


Arte&Artesanato da HelenArt

Conservação e Restauro de Pintura

A cadeira dos meus Avós L&J

Os meus avós, paternos, tinham uma casa muito simples e o meu querido amigo, "Ti Jaquim", companheiro de muitos domingos à tarde, perguntava-me vezes sem conta quando é que íamos lá a casa dele e partilhávamos o que lá estava pela família. 
Esta cadeira é uma dessas peças que posteriormente herdei dos meus queridos avós e que só agora consegui iniciar o restauro. A cadeira, de madeira, é muito velha, está empenada, cheia de pequeninos buracos mas que não me parece ter ainda vivo o caruncho (comparada com outra peça pequena que tenho e tem o dito bicharoco ativo), no tampo tem umas pequenas tachas de metal (que estavam cheias de ferrugem) e a madeira tem algumas falhas (bem visível na fotografia que publico), conclusão, é uma peça ideal a precisar de um bom restauro. Mas na verdade eu só a vou restaurar de pintura, porque a cadeira estar, e depois continuar a estar, empenada e esburacada, com alguns "defeitos" combina perfeitamente com o ser uma peça restaurada mas antiga. Uma verdadeira relíquia esta minha cadeira herdada dos meus queridos e saudosos avós L&J. 💗 

1º Fotografia da cadeira antes de ser restaurada.
O restauro de pintura vai ter como opção de cores os tons de cinza ou o preto, tons para que a peça restaurada vá depois ser inserida num espaço existente e que vá se integrar bem nesse ambiente decorativo e principalmente que no final fique uma peça restaurada discreta e simples.


Continua...
HelenaM.

Sem comentários:

Enviar um comentário